Quarta-feira, 16 de Maio de 2007
SALVEM O QUE PODER, AINDA ESTAMOS A TEMPO…
                            


Vem hoje noticiado num jornal Nacional de referência (JN) que a Adega Cooperativa de Sanfins do Douro está à venda, depois de ter sido fundada à 49 Anos (30 de Julho de 1958) e à beira de completar meio Século de existência.

É obviamente, uma triste e preocupante noticia para a Região Demarcada do Douro, para o Concelho de Alijó e sobretudo para a Freguesia de Sanfins do Douro e seus Viticultores.

Neste momento muito mais do que culpar alguém e arranjar “mil e uma” desculpas pela sua venda, é necessário uma solução urgente para este triste descalabro.

O que irá fazer a Câmara Municipal de Alijó para evitar que uma instituição com nome na Região e que tanto fez pelo nosso Concelho e pela Freguesia de Sanfins do Douro, seja fechada e vendida ao desbarato?

E agora levanta-se mais uma vez a velha discussão.

Será que um Concelho como o de Alijó necessita actualmente de quatro Adegas Cooperativas (Alijó, Favaios, Sanfins do Douro e Pegarinhos), quando se vê na Região que só existem uma Adega Cooperativa por Concelho e mesmo assim estas atravessam grandes dificuldades financeiras?

Onde está o empenho dos políticos do nosso Concelho (no poder e na oposição), dos dirigentes associativos e dos seus respectivos sócios, para tentar unificar todas as nossas Adegas, numa só?

Não estará mais do que na hora de deixarmos de olhar permanentemente para o nosso umbigo e para o passado e passar-mos definitivamente a olhar para o interesse dos nossos Agricultores e para o futuro deste Concelho e desta Região?

Não estará na hora de uma vez por todas, das Adegas Cooperativas terem uma gestão rigorosa, competitiva e profissional? Não estando sempre dependentes das diversas direcções que por lá passaram e ainda se mantêm, com “vícios” e politicas de gestão ruinosas sem nenhuma visão do que querem para o futuro?

Numa Região onde a Casa do Douro, as Adegas Cooperativas e outras Associações de Lavradores têm vindo cada vez mais a perderem peso, quer seja reivindicativo, de competências, ou mesmo monetário, não estará mais do que na hora de se repensar todo isto que se está passar e em uníssono toda a Região tentar solucionar um grave problema que já não é, só um problema agrícola mas é sobretudo um problema social e humano de toda uma Região?

A Região Demarcada do Douro, o Concelho de Alijó, a Freguesia de Sanfins do Douro e os Viticultores estão de luto por verem mais uma prestigiada e importante Instituição fechar e ficar ao abandono, a Adega Cooperativa de Sanfins do Douro.

Tenho eu e todos os amantes desta Região esperança, que seja possível que esta instituição no mais breve espaço de tempo possivel seja levantada e possamos todos ver novamente as filas de Lavradores com as suas carrinhas e seus tractores cheios de uvas para contentamento de todos.

Assim o espero, assim o desejo.

A bem do nosso Concelho de Alijó, da Freguesia de Sanfins do Douro e da Região Demarcada do Douro.

 

Alijó Sublime



publicado por ALIJÓ SUBLIME às 11:58
link do post | comentar | favorito
|

3 comentários:
De gaspar38 a 16 de Maio de 2007 às 18:01
a fez parte das Caves riba tua e pinhao, o que nao foi um sucesso com previam,ja que eu fui empregado das caves e so la haviam comiloes sem nenhum interece pela regiao e qalidade de vinhos.
Por isso enquanto esses senhores estiverem à frente do concelho e da regiao ,nunca nada ha-de evoluir nem sequer mesmo mudar.
e preciso acabar com s senhores (donos de tudo)pois esses estao a acabar com tudo na regiao.quem e Rico fica rico,quem é pobre e cada vez mais pobre.
De Fernando Gaspar,emigrante por falta de meios na reiao.Tenho o curso de Adegueiro ,so que nao serve a nada pois so eles é que sabem.


De JC a 22 de Maio de 2007 às 17:25
Só espero para ver o que vão fazer os nossos politicos locais.
Façam rápidamente qualquer coisa de produtivo pelos contribuintes que vos pagam os ordenados e que não são assim tão pouco.
Unam-se pelo menos uma vez na vida, para tentarem resolver este grave problema da Adega Cooperativa de Sanfins do Douro.
Só espero para ver.


De jorge serodio a 14 de Junho de 2007 às 09:46
caros srs.
daquio lhes fala um sanfineense , comjecedor de sua tarra e concelho, e que apos ter lido , o vosso artigo, deve-vos dizer que , dado que a sua profissao sempre foi ligada ao producto , vces se derao virar para serem mais agressivos , para o m,ercado , pois teem nas palos um mercado de exelencia para os nosso vinhos e productos regionais , deixem-se de lamexisses , e ajudem a criar um gabinete de producto , que pegara no voisso producto e com capavidade reconhecida vos salva a situacao
jorge manuel felix serodsio
ceo - suplychain , aera alimantaria


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

"ESPERAMOS QUE SEJA O PRI...

TOMADA DE POSSE DE ANÍBAL...

CAVACO SILVA VENCE EM POR...

VOTAR É UM DEVER CÍVICO

FELIZ NATAL E UM BOM ANO ...

MAIS UM SONHO MEGALÓMANO....

QUAL É O FUTURO DO PSD EM...

O CORTE NOS SALÁRIOS DA F...

"QUANDO OS GOVERNANTES NÃ...

CENTENÁRIO DA REPÚBLICA P...

arquivos

Março 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Março 2010

Outubro 2009

Dezembro 2008

Abril 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Outubro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Fevereiro 2007

Outubro 2006

Setembro 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

blogs SAPO